terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

A raça lusitana em vias de extinção.


Para vos contar esta história terei de recuar cerca de 150 anos antes de Cristo. Por esses tempos Viriato tentava a todo o custo libertar-se do jugo Romano.
Certo, é que por este espaço geográfico, mais tarde transformado em condado, e logo após em Nação, por sinal a mais antiga da Europa com fronteiras definidas, passaram vários povos.
Godos, suevos, celtas, celtiberos, cartagineses… enfim um numero considerável de povos que deram azo aos Lusitanos.
Pensava ele, o Viriato, que poderia preservar uma raça única e distinta num espaço exclusivo, a Lusitânia. O Povo Lusitano.
Atraiçoado, foi barbaramente assassinado.
Mas não foi o único na nossa história. O Rei D. Carlos e seu filho D. Luís Filipe, Sidónio Pais, Humberto Delgado, Francisco de Sá Carneiro, foram, também, assassinados impediosamente.
Chega-nos agora um estudo efectuado no Algarve que cerca de 1/5 (um quinto) da população aí recém nascida é de origem estrangeira.
Em 2009 nasceram na região do Algarve 4.173 crianças, das quais 1.090 são filhas de mãe estrangeira.
Em 2008, nasceram na região do Algarve 4.804 crianças, sendo 1.139 filhas de mãe estrangeira, valores que superaram os atingidos em 2007.
As dez nacionalidades mais representativas, no ano de 2009, foram por ordem decrescente: brasileira (345); ucraniana (144); romena (137); moldava (109); inglesa (47); guineense (32); cabo-verdiana (25); chinesa (25); russa (23); alemã (19).
Isto só para falar no Algarve, não contando com o resto do nosso País.
Como sempre tenho dito, a história reescreve-se.
Acabará, daqui a alguns anos, a que era considerada, a raça lusitana.
A Miscigenação (a mistura de raças) será uma realidade e, provavelmente, lá terá de vir um novo Viriato que reponha a raça lusa e, com ela, este orgulho de sermos portugueses.

Sem comentários:

Enviar um comentário