terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

Faleceu Rosa Lobato Faria. Estamos mais pobres.


A actriz, escritora e compositora Rosa Lobato Faria, de 77 anos, morreu hoje depois de ter sido internada há uma semana com uma anemia grave num hospital privado de Lisboa.
A escritora (poetisa e romancista) e actriz nasceu em Lisboa em Abril de 1932. O seu primeiro romance, "O Pranto de Lúcifer", foi editado em 1995, mas publicara já antes vários volumes de poesia - como "Os Deuses de Pedra" (1983) ou "As Pequenas Palavras" (1987). O essencial da sua poesia está reunido no volume "Poemas Escolhidos e Dispersos" (1997). Em 1999, na ASA, publica "A Gaveta de Baixo", um longo poema inédito acompanhado por aguarelas do pintor Oliveira Tavares.
Rosa Lobato de Faria fez sucesso como actriz de teatro, cinema e televisão e como autora de canções. Quatro das suas letras venceram o Festival da Canção e foram à Eurovisão, e duas marcaram presença no Festival da OTI. No Festival Eurovisão estiveram presentes as músicas "Amor de Água Fresca", interpretada por Dina em 1992, "Chamar a Música", cantada por Sara Tavares, em 1994, "Baunilha e Chocolate", com voz de Tó Cruz, em 1995, e "Antes do Adeus", por Celia Lawson, em 1997. Ganhou ainda por duas vezes o prémio da Grande Marcha Popular de Lisboa, nas únicas vezes em que concorreu.
Rosa Lobato de Faria escreveu o argumento de duas telenovelas Passerelle (1987) , a meias com Ana Zanatti, para a RTP e Telhados de Vidro (1994), para a TVI. Escreveu também o guião de quatro séries de televisão, três da RTP- Nem o Pai Morre... (1987), Pisca-Pisca (1988) e Tudo ao Molho e Fé em Deus (1994)-, e uma da TVI, Trapos e Companhia (1995). Colaborou também em diversos programas do humorista Herman José, mais recentemente, protagonizou as séries humorísticas A Minha Sogra é uma Bruxa (2003) e Aqui Não Há Quem Viva (2006).
Já com uma longa carreira noutras áreas culturais, em 1995 estreia-se na escrita de romances com O Pranto de Lúcifer, seguindo-se, sucessivamente, Os Pássaros de Seda (1996), Os Três Casamentos de Camilla S. (1997), Romance de Cordélia (1998), O Prenúncio das Águas (1999), A Trança de Inês (2001), O Sétimo Véu (2003), Os Linhos da Avó (2004), A Flor do Sal (2005), A Alma Trocada (2007), A Estrela de Gonçalo Enes (2008) e As Esquinas do Tempo (2008).
Com O Prenúncio das Águas Rosa Lobato de Faria ganhou o Prémio Máxima de Literatura em 2000. Tem obras traduzidas em alemão e francês. Mas, para além do romance, a autora também publicou poesia, como a antologia Poemas Escolhidos e Dispersos (1997) e A Gaveta de Baixo (1999), um longo poema acompanhado por aguarelas de Oliveira Tavares, e Os Melhores Poemas Para Crescer (2007).
Em finais de 2002, estreou no teatro a peça Sete Anos, a primeira escrita por Rosa Lobato de Faria. Paralelamente a todas estas actividades, deu aulas de dicção na Universidade e ensinou Poesia Portuguesa num curso de formação de actores.

Como actriz, Lobato Faria integrou o elenco da primeira novela portuguesa, "Vila Faia" (1983), e trabalhou com Herman José em "Humor de Perdição" também como argumentista. Filmou com João Botelho ("Tráfico, de 1998, e "A Mulher Que Acreditava Ser Presidente dos Estados Unidos da América", de 2003). Foi também dirigida por Lauro António em "Paisagem Sem Barcos" (1983) e "O Vestido Cor de Fogo" (1986). Estreou-se como locutora na RTP na década de 1960.
Rosa Lobato Faria escreveu a letra do genérico de "Humor de Perdição", "Casino Royal" e de "Crime na Pensão Estrelinha", programas de Herman José passados na RTP1. Também letrou uma música composta por Herman José e que viria a dar o título à novela "Podia Acabar O Mundo" - a canção foi dedicada a Rosa Lobato Faria por Herman no dia do seu 62º aniversário.


FAZER UMA CANÇÃO COM OUTRO VISUAL
QUE TENHA O BOM SABOR DO AR DE PORTUGAL
QUE SEJA MUITO ALEGRE
QUE TENHA MUITO AMOR
MAR AZUL AO FUNDO
E LARANJAS EM FLOR
FAZER UMA CANÇÃO COM SETE NOTAS SÓ
FÁ SOL MI DÓ LÁ SOL FÁ SOL LÁ MI RÉ DÓ
PALAVRAS DOS POETAS
SAUDADE E CORAÇÃO
BATEU O SOL NAS TECLAS
NASCEU UMA CANÇÃO!
UM, DOIS, TRÊS
É UMA CANÇÃO DE GOSTAR
ESPALHA NO AR
UM CHEIRO BOM DE ALECRIM
CANTA NA CHUVA
NO REFRÃO SABE A UVAS
TEM SAUDADES E FALA
DO TEU CORPO E DE MIM
FAZER UMA CANÇÃO QUE É GIRA E SOA BEM
E DÁ VONTADE A TODOS DE A CANTAR TAMBÉM
PODE TER DA NOSSA TERRA
O BALOIÇAR DO TRIGO
E A CANDURA ETERNA
DE UM CANTAR DE AMIGO
UM, DOIS, TRÊS
É UMA CANÇÃO DE GOSTAR
ESPALHA NO AR
UM CHEIRO BOM DE ALECRIM
CANTA NA CHUVA
NO REFRÃO SABE A UVAS
TEM SAUDADES E FALA
DO TEU CORPO E DE MIM
É UMA CANÇÃO DE GOSTAR
ESPALHA NO AR
UM CHEIRO BOM DE ALECRIM
CANTA NA CHUVA
NO REFRÃO SABE A UVAS
TEM SAUDADES E FALA
DO TEU CORPO E DE MIM
UM, DOIS, TRÊS
É UMA CANÇÃO DE GOSTAR
ESPALHA NO AR
UM CHEIRO BOM DE ALECRIM
CANTA NA CHUVA
NO REFRÃO SABE A UVAS
TEM SAUDADES E FALA
DO TEU CORPO E DE MIM
Escreveu ainda dezenas de letras para canções, muitas delas para festivais da canção. Entre elas o conhecido "Chamar a Música", interpretado por Sara Tavares.



O Ministério da Cultura manifestou, em comunicado, "grande pesar pelo falecimento" da poetisa e romancista, destacando que "a actividade que desenvolveu na área da escrita, fundamentalmente como autora de romances, mas também de poemas, contos, peças de teatro, argumentos para televisão e letras de músicas e, ainda, como actriz em filmes e séries televisivas constituem um legado que atesta a sua criatividade e extrema sensibilidade e que perpetuará como fonte de inspiração para novas gerações".







Sem comentários:

Enviar um comentário