quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

A “Cris(e)spação Esquizofrénica”


Ninguém ficou indiferente ao “caso” Mário Crespo e à crispação que se gerou em torno da crónica que não saiu onde supostamente devia ter saído, mas saiu.
Mário Crespo diz, que lhe disseram, que ouviram dizer, que ele “estava louco e a necessitar de ir para um "manicómio” e, também diz, que lhe disseram, que ouviu dizer, que ele “era um problema que teria de ser solucionado”.
Digo eu, agora, que ele não será o único “problema” a solucionar nem será o único “louco” a necessitar de “manicómio”. Senão, vejamos o que aconteceu a Manuela Moura Guedes e ao seu esposo José Eduardo Moniz, pagaram pela sua “loucura” e estão “internados” no seu “manicómio” (leia-se refúgio no Alentejo).
Outros estarão na calha tal como Medina Carreira ou mesmo Marcelo Rebelo de Sousa se não se contiverem nos comentários críticos ao Senhor Pinto de Sousa.
Este último, ao que parece, não está louco nem é problema que tenha de ser solucionado, pois tudo está bem neste país (des) orientado por ele e pela sua equipa.
Nem se poderá dizer tão pouco que tenha momentos de delírio nem sofra de alucinações…
Cairíamos no erro de dizer, erradamente, que sofreria de esquizofrenia.




Mas no caso de algum dia isso acontecer o que lhe poderemos aconselhar será uma cápsula diária de suplemento de óleo de peixe.
Já que uma nova pesquisa aponta que uma cápsula diária de suplemento de óleo de peixe pode evitar o desenvolvimento de doenças mentais em pacientes com alta predisposição a distúrbios psicóticos.
O mesmo se poderá aplicar ao senhor Bettencourt que pelo andar da carruagem, e com tantas preocupações e derrotas, só lhe falta perder a farta cabeleira, pois de cabelos brancos já ele está preenchido.




Em cinco dias, os leões, viram fugir campeonato gelando em Braga e taça derretendo com o calor do Dragão.
Agora já sabemos as razões que têm eles para ficarem em casa.



Definição de Esquizofrenia

É um transtorno psiquiátrico caracterizado pelo surgimento de sintomas psicóticos (delírios e alucinações) na fase aguda da doença. Estes geralmente evoluem para um estado crónico, marcado por sintomas como apatia, acompanhados ou não por novos episódios de delírios e alucinações.


Óleo de peixe pode combater a esquizofrenia

Uma nova pesquisa aponta que uma cápsula diária de suplemento de óleo de peixe pode evitar o desenvolvimento de doenças mentais em pacientes com alta predisposição a distúrbios psicóticos. De acordo com um estudo publicado nesta terça-feira no jornal especializado Archives of General Psychiatry, um tratamento de três meses com suplementos de óleo de peixe se provou tão eficaz como as drogas tradicionais, reduzindo em até 25% os índices de esquizofrenia.
Para a pesquisa, uma equipe de cientistas austríacos, suíços e australianos testou o tratamento em 81 pessoas que apresentavam alta predisposição a doenças psicóticas devido a históricos familiares de esquizofrenia ou distúrbios semelhantes. Durante 12 semanas, metade dos voluntários tomou suplementos de óleo de peixe, enquanto que, ao outro grupo, foram administradas cápsulas de placebo.
(Placebo (do latim placere, significando "agradarei") é como se denomina um fármaco ou procedimento inerte, e que apresenta efeitos terapêuticos devido aos efeitos fisiológicos da crença do paciente de que está a ser tratado).
Após um ano de acompanhamento, os cientistas detectaram que apenas dois pacientes do grupo do óleo de peixe desenvolveram distúrbios psicóticos, comparado com onze no grupo do placebo. Baseados nos resultados, os pesquisadores estimaram que um em cada quatro pacientes de alto risco pode ser protegido com a ajuda do óleo.
Segundo os coordenadores da pesquisa, é o ómega 3 presente no suplemento que altera sinais específicos no cérebro, proporcionando efeitos benéficos. A solução "natural" é bem-vinda, dizem os especialistas. "Descobrir um tratamento com uma substância natural que previne, ou pelo menos retarda, o desenvolvimento de doenças psicóticas dá-nos esperanças de que existam alternativas para as drogas tradicionais", afirma o estudo.
As drogas usadas tradicionalmente no combate a doenças psicóticas são tidas como eficazes, mas apresentam sérios efeitos colaterais, como a apatia. Os suplementos de óleo de peixe, por outro lado, geralmente são facilmente tolerados pelo organismo, afirmam os cientistas.

Sem comentários:

Enviar um comentário