quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

Hoje é dia de São Brás, Orago da Chamusca



São Brás foi um mártir, bispo e santo católico que viveu entre os séculos III e IV na Arménia. Ficou conhecido porque retirou com a mão um espinho da garganta de uma criança. Por esse motivo é padroeiro das doenças da garganta e no dia de sua celebração, em 3 de Fevereiro, nas cidades da Espanha e algumas da América Latina, as mães levam os filhos para benzerem a garganta.
Morreu em 316, foi bispo de Sebaste na Arménia. Quando as perseguições começaram sob o Imperador Dioclecius (284-305), Braz fugiu para uma caverna onde ele cuidou dos animais selvagens Anos mais tarde, caçadores encontraram-no e levaram-no preso para o governador Agricolaus, da Capadócia na Baixa Arménia, durante a perseguição do então Imperador Licinius Lacinianus (308-324).
S. Braz foi torturado com ferros em brasa e depois foi decapitado. O costume de abençoar as gargantas, no seu dia, continua até hoje e em alguns locais são usadas nas cerimónias comemorativas e velas. As velas são usadas porque a mãe do menino curado por São Braz, levou para ele, velas à prisão. Muitos eventos miraculosos são mencionados nos estudos sobre São Braz e é muito venerado na França e Espanha.
As suas relíquias estão em Brusswick,Mainz, Lubeck, Trier e Cologne na Alemanha. Na França em Paray-le-Monial. Em Dubrovnik na antiga Jugoslávia e em Roma, Tarento e Milão na Itália.
Na liturgia da Igreja Católica São Braz é mostrado com velas nas mãos e em frente a ele, uma mãe carregando uma criança com mão na garganta, como pedindo para ele curá-la. Daí se originou a benção da garganta no seu dia. Alguns interpretam como sendo uma mãe pedindo a bênção de São Braz para a garganta do filho.
Após se tornar um bispo, durante a perseguição dos cristãos recebeu uma mensagem Divina para se esconder nas colinas para escapar. Os homens que o caçavam descobriram uma caverna cercada de animais selvagens que estavam doentes. Dentro da caverna estava São Braz, que andava entre eles, sem que os animais o atacassem. Reconhecido como bispo foi levado para julgamento. No caminho de volta ele convenceu um lobo a soltar um porco que pertencia a uma camponesa. A sentença foi para que morresse vagarosamente de fome na prisão.
Duas mulheres visitaram-no na prisão. A do porco que levava de uma maneira muito engenhosa comida para ele, e a outra a do menino que levava velas.
Lá pelas tantas, como São Braz não parecia definhar de fome, o governador mandou decapita-lo.
Ele é padroeiro dos animais selvagens.
É padroeiro dos Veterinários junto com Santo Egídio.

Sem comentários:

Enviar um comentário