Nascido na Chamusca a 4 de Julho de 1960 é aos 12 anos que tem um primeiro contacto com a música, não só na escola, onde aprende solfejo, como também no Coral da Igreja Matriz local, o Coro da Imaculada Conceição.
Um pouco mais tarde tenta a aprendizagem da guitarra clássica, viola de fado, com o Mestre Joaquim Salvador.
Em meados da década de setenta, estudante em Torres Novas, canta o seu “fadinho” e declama Poesia Ribatejana.•
Nos inícios da década de oitenta integra o Grupo Gente, Música Popular Portuguesa com digressão por França em 1984.
Em Julho de 1986 inicia a actividade radiofónica integrando os quadros da Rádio Bonfim, onde ainda hoje se mantém, com programas de Tauromaquia, Fado e Poesia.•
Breves passagens pelas rádios “O Ribatejo” de Santarém e “Ribatejo” de Azambuja.
Inicio de apresentações de espectáculos nomeadamente de Fado, declamando, de quando em vez, a poesia sobre o seu tão querido Ribatejo.Em 1989 faz parte da Direcção do Jornal da Chamusca no qual coordena uma página de Tauromaquia.•
Integra o Grupo de Danças e Cantares da Chamusca e Ribatejo em digressão por França em 1993.
Era assim antigamente. Campinos e cavaleiros amadores conduziam aqueles que eram os toiros da corrida. Com a estrada princial em pedra, depois apenas asfaltada ao meio e, nos dias de hoje, completamente ladeada de tratores, camionetas e máquinas agrícolas, para que os toiros não fujam do seu trajecto. Todos os cuidados são poucos. Mas a Entrada de Toiros na Chamusca, ainda que em moldes diferentes do antigamente, é sempre uma Festa. Milhares e milhares de pessoas fazem questão de estarem horas a fio ao sol, para verem passar os toiros em breves segundos. Ninguém sabe explicar o fenómeno. É assim! Vive-se este dia com uma intensidade única. A emoção, o risco, o perigo, a garridice, o colorido, a movimentação andam de mãos dadas. É a alma Ribatejana no seu esplendor. Só quem vive este dia o sabe explicar. "Esta é a essência da Festa, um hino à força e à generosidade da Natureza de que depende a nossa vida. Festa da terra e do gado, toda a gente sai à rua, Quinta-Feira de Ascensão, para ver a entrada de toiros pelas ruas da Chamusca, o campo invadindo a vila, uma emoção incontida, uns instantes que valem toda uma manhã de espera, os olhos cheios de cor, uma sensação que não se explica, para o ano cá estaremos outra vez".(Dr. Matias Coelho) Mas mesmo contando, fica sempre algo por dizer. As imagens falam por si. A Chamusca tem mais vida. As gentes que aqui vêm anualmente sabem o que eu digo. Tomara já o dia treze de Maio. É Quinta Feira deAscensão!
Bom Dia. Meu caro Amigo Raul Caldeira, não podia abrir este Blog com um nome mais apropriado da sua realidade e origens. De Porta Aberta. Assim se abre a recebe quem o visita e entra na Chamusca. Depois de uma época festival Natalicia e de Fim de Ano com as Novas entradas, hoje, um pouco mais tranquilo vim aqui fazer-lhe uma visita com muito gosto. Acho que tem temas interessantes e como não podia deixar de ser, a Tauromaquia. Que bonito foi de ver o Video da entrada de toiros na Chamusca. Desejo-lhe os maiores sucessos ao Blog bem como os seus conterânios o saibam reconhecer como um defensor acérrimo das suas gentes, tradições, e bem como Taurino.Um bem Haja e muita sorte. Fica desde já nos meus favoritos para mais visitas. Um Grande Abraço desde o CANADA Rafael Marcelino
Bom Dia. Meu caro Amigo Raul Caldeira, não podia abrir este Blog com um nome mais apropriado da sua realidade e origens. De Porta Aberta. Assim se abre a recebe quem o visita e entra na Chamusca.
ResponderEliminarDepois de uma época festival Natalicia e de Fim de Ano com as Novas entradas, hoje, um pouco mais tranquilo vim aqui fazer-lhe uma visita com muito gosto. Acho que tem temas interessantes e como não podia deixar de ser, a Tauromaquia. Que bonito foi de ver o Video da entrada de toiros na Chamusca.
Desejo-lhe os maiores sucessos ao Blog bem como os seus conterânios o saibam reconhecer como um defensor acérrimo das suas gentes, tradições, e bem como Taurino.Um bem Haja e muita sorte.
Fica desde já nos meus favoritos para mais visitas.
Um Grande Abraço desde o CANADA
Rafael Marcelino