quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

Primeira página

São duas e meia da manhã de dezasseis de Dezembro do ano da Graça de 2009. Escrever foi sempre um hábito adquirido. As palavras saiem-me ao sabor do pensamento, sem saber, concretamente, o porquê de ter tido a ideia de abrir um blogue, para escrevinhar algo que me venha à minha pobre mente. Escrevo vagamente... Vou escrever sobre o quê? A minha vida? O dia a dia? O que vai passando no Mundo? No meu País? Não sei... mas sei que algo me sairá da mente quase que de repente. Por exemplo, em vésperas da quadra festiva do Natal, sempre tão do agrado das crianças, também já o fui, mas que a mim já quase nada me diz. Talvez seja do aproximar dos cinquenta. A idade, quer-se queira ou não, conta... e de que maneira. Não, não me sinto velho, mas algo cansado. Talvez este blogue me faça reviver bons momentos passados. Dos tempos em que esse mesmo Natal era a festa da Familia. Sem consumismos. Muito agradável em convivio com Amigos em redor da mesa recheada de guloseimas. Recordo que os meus Pais, então com duas lojas no largo Vasco da Gama, uma drogaria e outra de loiças e plásticos, e o horário era até ás dezanove horas, chegavam cansados, quando o Natal era na noite de sábado, e mal tinham "pachorra" para esse repasto familiar. E se eu os compreendia, já que, também eu, fazia o que podia para os ajudar nessas tarefas comerciais, atrás dum balcão. Tempos que já não voltam. Agora reunem-se os familiares da minha esposa em casa da minha sogra. Sogra, mais três irmãos, os filhos dela e os sobrinhos, os netos, os sobrinhos-netos, os genros e a nora... contando bem, serão, sem exagero, uns quarenta. É muita gente num espaço quase diminuto. Conversas, histórias repetidas e que já conheço de ginjeira, risadas, as crianças numa roda viva... Nunca mais passei um Natal com a Minha Mãe. Ela compreende, mas deve ficar triste. A minha Mãe, depois de enviuvar, voltou a casar. É, a que eu considero, uma mulher de armas. Antes quebrar que torcer. Passa os dias de volta da máquina de costura Singer, já com alguns bons anos, e os seus trapinhos. Vai ganhando algum e toma conta da pequena lojinha com loiças, tapeçarias, colchões, gás.... enfim, vai-se entretendo. Vem aí o Natal, mais um que não vou passar com ela. Lá irei de novo, com a minha mulher e filhos, para casa da minha sogra. No meio daquela confusão, vai mais meio copo de tinto, a meio da tarde talvez a minha sobrinha Joaninha, com meses de idade, adormeça ao meu colo, ou sobre o meu peito. A noite cairá de mansinho e o frio, esse, sentir-se-à quando de regresso a casa, com os embrulhos, que então se distribuiram, desejoso de passar a porta azul, para, finalmente, sentir o calor emanado pelos aquecedores a gás, que entretanto ficaram a funcionar, e o sossego. Mais uns livros, uns cd's, umas peúgas, uns boxers.... É Natal. Se julgam que serei diferente por estarmos a viver esta quadra, enganam-se. Sou sempre o mesmo. Aprendi há muitos anos, talvez do tempo do Coral da Igreja Matriz, que não vale a pena a hipocrisia do sorriso forçado e do abraço fingido. É que, depois de tantos anos passados, ainda há quem os finja. Os que batem com a mão no peito e beijam o pé ao Menino, mas cá fora, depois de sairem da Igreja.... são uns fingidos. Não deve ser só aqui no meu Torrão. Há-os em toda a parte. Mas agora, para terminar, por hoje, o que eu queria mesmo no Natal era o mesmo que todos pedem, todos os anos, e voltamos a repetir, Paz, Compreensão, Trabalho, Saúde, algum Dinheiro, que se acabasse a fome, o desemprego e a guerra no Mundo e, já agora, que o Benfica ganhe ao FCP e que a Festa dos Toiros, na Catalunha, seja uma realidade histórica e cultural aos olhos dos politicos radicais do Parlamento Catalão. Penso ainda voltar antes do Natal, mas caso não aconteça, a todos os que me possam ler, um Santo e Feliz Natal para Todos.

1 comentário:

  1. Desejo concedido!... O benfica lá ganhou aos morcões... lololol. O resto é ter paciência, também há-de vir... e se não vier, voltamos a pedir o mesmo daqui a um ano! :)

    Que bom que é lê-lo por aqui... ;)
    BOM NATAL!!!

    ResponderEliminar