segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

As Árvores morrem de pé















As minhas primeiras memórias de teatro, para além do Teatro de Revista que então se fazia no CineTeatro da Chamusca ( Na Cepa Torta, Salsifré), chegaram-me através do pequeno écran da televisão, então a preto e branco, na figura dessa grande Senhora de nome Palmira Bastos, quando no final, batendo no chão com a sua bengala e de porte altivo, pronunciava: Morta por dentro, mas de pé, de pé, como as árvores!

Chega-me agora a noticia, através do meu amigo Joaquim José Garrido, eleito vereador independente para a Câmara Municipal da Chamusca, que os actuais responsáveis pelos destinos do meu Concelho, pensam em "arrancar" as centenárias árvores que se encontram no largo onde está o Chafariz das Bocarras, vulgo da Botica.

Separam estas duas fotos cerca de 80 anos.

As árvores fazem parte da nossa memória colectiva.

Eu, como chamusquense, não vou permitir que se faça a alienação de mais este património.

Como eu, muitos outros estarão a meu lado e, decerto, não estarão de acordo com mais um espaço de estacionamento a prejudicar a, já tão debilitada, imagem de uma Chamusca que já foi mais histórica, mais bonita e mais agradavel.

Agora digo eu, tal como disse Palmira Bastos, as árvores morrem de pé!



Sem comentários:

Enviar um comentário