sexta-feira, 25 de dezembro de 2009

Mais um Natal que passou



Dez da noite de 25 de Dezembro.
Dia frio e chuvoso apenas aquecido pelo calor humano em casa da minha sogra D. Maria Antónia. Como habitualmente ali se juntou a familia Varela Loja. Irmãos, irmãs, tios, tias, primos, primas, sobrinhos, sobrinhas, cunhados, cunhadas, filhos e netos... somando, cerca de trinta e cinco!
Almoço composto, como em anos anteriores (já é de tradição), carne em vinha de alho, à moda da Madeira, com milho frito, batata assada e pão frito em banha de porco. A acompanhar três de tinto, uma de Montes Claros, outra de EA de 2004 e uma Cartuxa. Para rematar, como sobremesa, mousse de ananás ou de chocolate e pudim de veludo. Confesso que, para mim, começa a ser muita confusão. Prefiro o sossego do lar. Nada tenho contra as conversas batidas e esbatidas dos mais antigos, nem as risadas e movimentções bruscas dos mais pequenitos, que vivem este dia com redobrada ansiedade. Tudo isso é compreensivel.
Mas o meu aconchego, quentinho, sossegado, transmite-me uma paz, uma tranquilidade, impagáveis. Acompanhou-me no regresso a casa o Pi. Este é mais "Gaudêncio" que "Varela Loja".
Já entrada a noite, chegam a casa os "sobreviventes", a minha mulher e o o Pedro Miguel. São eles os mais "Varela Loja". Terão outra "responsabilidade" familiar.
Nas tradicionais trocas de oferendas natalicias, optou-se, já há algum tempo, pelo "amigo oculto". Boa opção. Mais contenção de despesas e melhor escolha nas prendas. Da minha parte muito obrigado ao meu "amigo oculto" pelos CD's de Fado cuja foto da "box" aqui vos deixo. Para quem gosta de fado, como eu, é uma boa sugestão e não deixa de ser, para mim, um complemento ao cd recebido e ao qual faço referência na mensagem anterior.
Reunidos os quatro no aconchego do lar, frente ao televisor, não deixámos de esboçar alguns sorrisos, mesclados de gargalhadas ao vermos as novas versões de "Agente Olho Vivo" e "Pantera Cor de Rosa". Assim se vai passando o tempo e assim se passou mais um dia de Natal, afinal, igual a tantos outros.

Sem comentários:

Enviar um comentário