terça-feira, 28 de dezembro de 2010

RUI LEMOS, UM ACTOR EM FORMAÇÃO.


O Rui Lemos é um jovem de Riachos que eu conheci há já alguns anos a dançar, ainda muito miúdo, no Rancho Folclórico "Os Camponeses" daquela localidade.
Logo encetámos uma empatia e uma amizade que têm perdurado ao longo deste tempo de conhecimento.
Certa noite, depois de uma representação da Opereta "Campinos, Mulheres e Fado" em Riachos, e vindo ele de uma actuação do Rancho, ligou-me a dizer que precisava de falar comigo.
Confidenciava-me que iria deixar o folclore para se dedicar ao Teatro.
Diz ele: "Quando se muda por amor nada se perde, tudo se ganha. Nada acontece por acaso e, quando realmente conseguimos descobrir o grande amor de uma vida, conseguimos viver muito bem".

O Rui conseguiu entrar na Escola Profissional de Teatro de Cascais e pediu-me para lhe ensinar o poema "Página de Folclore" de António Botto para o dizer numa audição. Fui a sua casa umas três ou quatro vezes. Com facilidade o decorou e com humildade aceitou as minhas, pobres, "lições".
Mais tarde pediu-me para o ir dizer numa apresentação que teria de fazer, na Escola, como aula, levando também a Telma Martinho que com ele dançou o fandango.
O Rui, dedicado também à musica, toca viola e canta num grupo de Riachos, tocou e cantou conjuntamente com João Cachola um tema bem conhecido dos Xutos e Pontapés.
A jovem actriz Jani Zhao contracenou com ele em momentos emotivos de rara beleza.
No final o encenador e professor Carlos Avilez mostrava-se satisfeito pelos progressos alcançados pelo jovem Rui.
Decerto teremos um futuro actor de renome e conceituado, ou não fosse Riachos terra de gente de cultura.
Em frente Rui... porque "não existem coincidências e nada acontece por acaso"









Sem comentários:

Enviar um comentário