quinta-feira, 17 de junho de 2010

CHOUTO EM FESTA COM A SUA FEIRA DE S. PEDRO


Desde há alguns anos que o Chouto, freguesia do Concelho da Chamusca, festeja a sua centenária Feira de S. Pedro (antiga feira do Chocalho) com vários espectáculos.
Este ano, convém dizer, os artistas convidados não serão de primeira água, como conviria, mas compreende-se pela notória falta de verba a que as Juntas estão sujeitas.
Julgamos que se poderia enriquecer esta Festa com aspectos e actividades mais culturais, sem ser a denominada música "pimba" sempre do agrado destas gentes.
Aqui ficam, para apreciação, os programas dos vários dias e videos dos Artistas convidados.

















3 comentários:

  1. Raul,náo é so este ano,que o programa da feira é fraco,para náo dizer fraquissimo,já lá vai os anos em que o chouto se transformava ele proprio,numa feira,náo havia cháo em que náo estivesse montada uma tenda!!!
    enfim,as coisas mudam,umas para pior infelizmente!!!só Deus saberá,se algum dia esta feira com mais de 200 anos(segundo informacáo recebida)náo virá a terminar um dia.....................

    ResponderEliminar
  2. Oh meus amigos, que diferença da feira de agora relativamente à Feira de outros tempos !...
    Que diferença!!!...
    Os tempos mudam, as condições alteram-se e, como diriam os nossos antepassados: adeus mundo, cada vez pior!...
    Mas recuando ainda mais uns anos:
    Jamais poderemos voltar a ver, viver e sentir a Feira de S.Pedro de outros tempos com as carroças dos feirantes - que chegavam oito dias antes do S. Pedro!... - , o montar das barracas (o martelar dos pregos e das ribas para fazer as barracas ainda aqui está nos ouvidos!...) as ruas cobertas de juncos verdes e molhados para resfrecar e contrariar a poeira que a terra batida levantava e, tantas, tantas outras recordações que não esquecem. De toda a freguesia vinha gente entusiasmada para a feira.Que comprava, que "feirava", que se divertia! Coisa linda! Linda e inesquecível!
    EM TEMPO: Amigo Raul, esquece essa da dita Feira do Chocalho, tá? Há meia dúzia de anos um qualquer "desenterrou" essa coisa sem pé nem cabeça... Felizmente não pegou tal mentira. A Feira foi, é e será, a Feira de S. Pedro!

    ResponderEliminar
  3. Reza a história que terão sido os pastores e boieiros os primeiros a juntar-se aqui, para arranjarem trabalho, por ser altura de ajuste, e chocalhos para o gado, tudo daí derivando.
    O dia de S. Pedro era então o dia do seu encontro, que aqui trocavam os chocalhos. A sombra dos sobreiros era igualmente o local onde se acertavam as "comedrias", ou seja, as condições em que os pastores iam guardar os rebanho de ovelhas, cabras e ainda as varas de porcos dos seus novos patrões. Da troca à venda foi um passo, dando lugar aos artesãos e ao comércio de todo o tipo de utensílios para a lavoura, incluindo os baldes e púcaros de leite, bem como as cardas que então forravam as tamancas, o calçado mais frequente na época.

    ResponderEliminar