Sexta-feira Santa trata-se da data em que os cristãos lembra a morte de Jesus Cristo após a sua crucificação no Calvário.
A sexta-feira Santa é a última Sexta-feira antes da Páscoa.
Nos registros religiosos, a ressurreição de Cristo aconteceu no primeiro domingo de lua cheia depois do equinócio de primavera no hemisfério norte.
A determinação desta data começou a valer por decreto do papa Gregório XIII em 1582, seguindo o Primeiro Concílio de Nicéia de 325 d.C., convocado pelo imperador romano Constantino.
Por isso, para calcular a data da Páscoa basta prestar atenção ao início da primavera, marcado pelo equinócio.
Como a entrada da estação cai sempre entre os dias 20 ou 21 de março e a primeira lua cheia depois do equinócio acontece no máximo 29 dias depois, o limite máximo para a Páscoa é 25 de abril.
A data mínima para a Páscoa é sempre 22 de março, pois o primeiro dia da lua nova antes do equinócio fica, necessariamente, entre 8 de março e 5 de abril.
O domingo de Carnaval cairá sempre no sétimo domingo que antecede o domingo de Páscoa, desta forma se tem 7x7=49 dias.
A partir do Domingo de Páscoa se conta quarenta e seis dias para trás para chegar à Quarta-Feira de Cinzas, início da Quaresma.
Para a Igreja Católica, esta data marca o começo de um jejum de carne que se prolonga durante quarenta dias até a ressurreição de Cristo.
Esse jejum está hoje reduzido a somente dois dias: a Quarta-feira de Cinzas (primeiro dia da Quaresma) e a Sexta-feira Santa.
sexta-feira, 2 de abril de 2010
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário