Nascido na Chamusca a 4 de Julho de 1960 é aos 12 anos que tem um primeiro contacto com a música, não só na escola, onde aprende solfejo, como também no Coral da Igreja Matriz local, o Coro da Imaculada Conceição.
Um pouco mais tarde tenta a aprendizagem da guitarra clássica, viola de fado, com o Mestre Joaquim Salvador.
Em meados da década de setenta, estudante em Torres Novas, canta o seu “fadinho” e declama Poesia Ribatejana.•
Nos inícios da década de oitenta integra o Grupo Gente, Música Popular Portuguesa com digressão por França em 1984.
Em Julho de 1986 inicia a actividade radiofónica integrando os quadros da Rádio Bonfim, onde ainda hoje se mantém, com programas de Tauromaquia, Fado e Poesia.•
Breves passagens pelas rádios “O Ribatejo” de Santarém e “Ribatejo” de Azambuja.
Inicio de apresentações de espectáculos nomeadamente de Fado, declamando, de quando em vez, a poesia sobre o seu tão querido Ribatejo.Em 1989 faz parte da Direcção do Jornal da Chamusca no qual coordena uma página de Tauromaquia.•
Integra o Grupo de Danças e Cantares da Chamusca e Ribatejo em digressão por França em 1993.
JOÃO CHORA EM VIDEO E EXPOSIÇÃO DE FOTOGRAFIA NA BIBLIOTECA DA CHAMUSCA
No sábado á tarde João Chora passou aqui pela "Porta Aberta" afim de colocar este video no youtube. Como o video não estava no formato ideal para o fim a que ele se propunha, foi necessário que o Pedro Miguel, com as ténicas permitidas pela internet, fizesse o tal "milagre". Eis o resultado.
Logo após, já tardiamente, fomos até à Biblioteca Municipal, onde aí foi inaugurada uma Exposição de Fotografia de seis amigos conterrâneos, José Cabaço, José Neves, Paulo Queimado, Salomão Fresco, Victor Gago e Vitor Maia, que eu recomendo vivamente.
Olá Raul, gosto muito de ouvir o João e realmente está espectacular. Beijos com carinho para ti, para o João e para a amiga Generosa.
ResponderEliminarPodias ao menos ter posto algumas do Victor Gago.
ResponderEliminar