sexta-feira, 18 de novembro de 2011

JOSÉ PINHAL EM "ESCRITAS DE CÁ" NA BIBLIOTECA DA CHAMUSCA.

No passado sábado, dia 22 de Outubro, pela tarde, na Biblioteca Chamusca realizou-se mais uma sessão de "Escritas de Cá", desta feita em redor da Vida e Obra de José Pinhal.
Conheço-o desde 1971, quando o vi cantar nos espectáculos "Bate-Papo", então organizados pelo saudoso António Bento.
Em 1973, e anos seguintes, fui treinado pelo José Pinhal aquando iniciado e juvenil de futebol no, então, Grupo Juventude Chamusquense.
Mais tarde fiz parte dum seu projecto de musica popular portuguesa "Grupo Gente", com idas a França, a Vila do Conde (representando o Ribatejo) e a muitos outros locais, e na Casa do Campino o Grupo foi alvo de gravação para a RTP.
O José Pinhal escreveu alguns belos poemas sobre a Vila Chamusca, fez espectáculos de variedades "TAC-TAC", representou "O Nazareno" envolvendo mais de 40 crianças, participou em inúmeras noites de Fado, Gravou um trabalho discográfico "Não existe Amor Perfeito", cuja receita reverteu para a Casa do Gaiato. Fez um Teatro de Revista de enorme êxito "Do Pranto ao Tejo" e fez parte das Direcções do Grupo Juventude Chamusquense, do Centro Cultural Chamusquense e da Associação dos Bombeiros Voluntários da Chamusca. Participou ainda na peça "Um Grande Chamusquense" da autoria de António Bento, levado á cena pela CTR.
Embora nascido em Cantanhede em 1945, foi na Chamusca que se radicou em 1969. Neste últimos 42 anos tem dado à Chamusca muito de si, coisa que nem muitos Chamusquenses o fizeram nas várias áreas, desde o desporto, cultura e associativismo.
Naturalmente, porque esta pobre sociedade disso vive, é alvo de criticas, mas só pode ser criticado quem algo, ou muito, neste caso, tem feito pelo bem estar das populações.
Por isso, sinto-me honrado, como Chamusquense, em fazer parte do seu vasto naipe de Amigos.
Ao José Pinhal só lhe posso agradecer tudo o que tem feito pela minha Terra e pelas suas gentes.
Obrigado Zé Pinhal.
Bem haja!!!












Sem comentários:

Enviar um comentário