quinta-feira, 30 de setembro de 2010

VICTOR AZEVEDO NO "PORTA ABERTA"

Há cerca de quarenta anos enfileirava no então "Jornal da Chamusca", com a direcção de António Bento ,um jovem natural do Chouto o qual fazia entrevistas e teria, também, o seu artigo de fundo. Terão sido, o jornalismo e a comunicação, algumas das suas grandes paixões. Embuídos num espirito cultural este jovem e António Bento, propuseram-se a fazer uns espectáculos de beneficiência, para as várias instituições locais, denominados "Bate-Papo", de grata memória, em estreita colaboração com artistas locais e regionais, havendo, inclusivé, um intercâmbio cultural com um espectáculo então existente em Almeirim denominado "Ping-Pong". Daí a vinda de artistas almeirinenses e a ida de artistas chamusquenses á então vila "capital do melão". Foi nesses espectáculos que me habituei a ouvi-lo, ora apresentando, ora entrevistando, e confesso a admiração que por ele nutri, não só nessa altura mas também quando, mais tarde, fui lendo e relendo os seus escritos.
O tempo foi passando e perdi de vista aquele que muito tinha dado ao "Jornal da Chamusca" e ao seu Concelho. Era, ou foi, também ele um dos meus ícones nestas nadanças do jornalismo e da comunicação. Através destas modernices da internet reencontrei-o no "messenger" e, já nem me lembro bem como foi, começámos a interagir.
O facto é que depois de combinarmos um encontro, é hoje, é amanhã, e na passada semana, depois de nos termos reencontrado no Chouto em Junho último, Victor Azevedo ligou-me a dizer que estava a entrar no "Poiso do Besoiro" para almoçar e a perguntar-me se eu não lhe queria fazer companhia.
De pronto acedi ao convite com a contra-proposta dele me visitar na minha casa.
E assim foi. Aqui esteve, conversámos, bebemos um Torres Dez e até deu para um reencontro, do qual, por vários motivos, ficará na lembrança, mas omito neste post.
Deixo-vos dois links da autoria de Victor Azevedo que vos aconselho pois, decerto, não deixarão de visitar e apreciar.



http://microsites.olhares.com/azevedos/page1754.html

http://victor-azevedo.blogspot.com/

3 comentários:

  1. Obrigado, meu caro Raul!
    Palavras algo exageradas do meu amigo mas que fizeram com que recuasse no tempo e recordasse esses belíssimos tempos em que gostosamente fiz qualquer coisita em prol do nosso concelho com a muito prestimosa ajuda do nosso saudoso António Bento. Quer no "Jornal da Chamusca" - o "Jornal da Chamusca" autêntico!... -, onde estive desde o 1º número, quer nos "Bate Papo", só nos movia fomentar o progessso da Chamusca e suas gentes. Desinteressadamente - nunca auferimos um centavo em nosso proveito! - algo se fez, algo se mexeu na região e nesse papel teve figura destacadíssima o amigo António Bento, um pacifista e um chamusquense que muito me marcou. Infelizmente deixou-nos muito cedo mas ficou a perpectuar a sua memória, para além a sua obra literária, jornalistica e artistica - desenhava muito bem! - uma rua com o seu nome na nossa Chamusca! Homens como António Bento nascem muito poucos e tenho saudades suas!
    Um abraço, caro Raul e obrigado pelas palavras que teve a bondade de me dedicar!

    ResponderEliminar
  2. A amizade e o companheirismo bem vincado nestas palavras, abraço

    ResponderEliminar
  3. Volto a este belíssimo espaço do amigo Raul Caldeira apenas para actualizar o endereço do meu site pessoal que foi alterado em relação ao indicado acima e que passou a ser: www.victor-azevedo.net

    ResponderEliminar