quarta-feira, 14 de abril de 2010

A VERDADE, E O RECONHECIMENTO, ACIMA DE TUDO....


As coisas não acontecem por acaso. Há quem se entregue de corpo e alma ás mais variadas causas, por vezes com bastante amor, paixão mesmo, e o seu esforço, embora compensado, nem sempre é reconhecido. Por ignorância, ou por falta de esclarecimento, nem sempre sabemos quem faz, organiza, contacta, idealiza e põe em prática certos projectos. Foi, ou é, o caso concreto do espectáculo que tive a felicidade de assistir no passado domingo na Golegã. Tinha a leve sensação de quem poderia estar na "rectaguarda" da organização, mas como não sabia de concreto (mea culpa) alvitrei o nome do Rancho Folclórico local. Repondo a verdade, nua e crua, recebi uma mensagem de uma jovem, à qual me habituei a ver tocar acordeão e a ouvir cantar, e que já apresentei por várias vezes em espectáculos e noites de fado, e, em cuja mensagem, diz o seguinte:

Olá...estive a ver o seu blog...vi o que escreveu sobre o espectáculo no cine-teatro na Golegã no passado dia 11 de Abril, domingo...
Ora, não sou muito destas coisas, mas sou orgulhosa naquilo que faço e sinto um orgulho ainda maior, quando as coisas resultam... por isso deixo a informação de que o espectáculo foi baseado num texto meu, pesquisa minha, encenação minha, com a colaboração do Carlos "Santana" nomeadamente no que respeitou a intervenção dos elementos do Rancho Folclórico da Golegã e organização minha, em conjunto com o Rancho Folclórico da Golegã. Quando projectei o espectáculo foi pensado com base na participação do mesmo e para benefício deste (angariação de fundos).
Deixo esta informação, para que não restem dúvidas (só sinto pena que esse reconhecimento não aconteça)...e para dizer que me sinto um pouco vaidosa por ser um grande sucesso, pois esta foi a segunda "edição" e, mais uma vez, a casa esteve repleta de gente e todos adoraram (segundo os comentários)


Reposta a verdade dos factos, aqui ficam as minhas desculpas, e os meus sinceros parabéns por toda a organização do evento, e os agradecimentos, pela chamada de atenção, à jovem Liliana Redol.

Um grande beijinho e bem -hajas pela tua capacidade, tenacidade e bom gosto. Continua e certamente verás reconhecido o teu esforço.

Pela minha parte, está reconhecido... há já algum tempo.

3 comentários:

  1. Obrigada pelo reconhecimento!
    Beijinhos
    Liliana Redol

    ResponderEliminar
  2. Caro Raul Caldeira

    Alertado por um meu amigo, que, ao ouvir hoje de manhã a rádio Bonfim, me informou da comunicação de um pedido de desculpas relativo ao espectáculo levado a cabo pelo RANCHO FOLCLÓRICO DA GOLEGÃ, no passado domingo dia 11 de Abril no Cine Teatro Gil Vicente na Golegã, tive a curiosidade de consultar o seu blogue deportaberta.blogspot.com, que confesso por desconhecimento (e só por isso) não sou visitante assíduo.
    Como antigo elemento do Rancho Folclórico da Golegã, que fui com muita Honra e muito Orgulho durante quase 20 anos, fiquei estupefacto ao ler o comentário com o titulo “ A VERDADE E O RECONHECIMENTO ACIMA DE TUDO … “ referente ao espectáculo acima citado, ocorrendo-me desde logo a vontade de exercer o direito de resposta, não mandatado por ninguém felizmente, mas na qualidade de antigo elemento (ainda colaborador em algumas actividades).
    O Rancho Folclórico da Golegã, conta com 39 anos de existência, tendo, ao longo destes anos dezenas de componentes e directores, todos eles, de uma maneira ou de outra, contribuíram para o engrandecimento da instituição que é hoje, como o Senhor pôde constatar na visita que fez ao Museu Rural no fim do referido espectáculo, onde com toda a certeza observou o espólio recolhido pelo Nosso Rancho.
    É função e objectivo do Rancho Folclórico da Golegã a fiel demonstração dos Nossos antepassados, por isso a receita do 1º espectáculo realizado o ano passado foi para a compra de uma peça de pano única, da qual já saiu a saia que a componente do Rancho trazia pelas costas, quando iniciou o espectáculo cantando à “capela”.
    Tenho uma família de que muito me orgulho, que ao longo de mais de 30 anos muito tem dado ao Grupo. E, por ela e por todos os elementos do Rancho Folclórico da Golegã ( cerca de 50) é que decidi escrever estas linhas.
    Pelo que sei o espectáculo, planeado à muito, não foi realizado na data inicialmente prevista, por indisponibilidade dos artistas convidados…, NÂO foi uma pura participação do Rancho Folclórico da Golegã, foi uma ideia comum de várias pessoas componentes do RFG, onde todos trabalharam, desde os que contactaram músicos e fadistas, idealizaram as cenas, prepararam os diálogos, venderam no bar, fizeram o magnifico jantar, exibiram-se em palco, etc, etc. O ESPECTÁCULO É DE TODOS E FEITO POR TODOS!
    Ao comentário “Deixo esta informação, para que não restem dúvidas (só sinto pena que esse reconhecimento não aconteça)... “ Respondo:
    As dúvidas que restavam, espero que tenham sido esclarecidas. Quanto à pena de que o reconhecimento não aconteça, que dirão outros de que tanto me Orgulho, que ao longo de mais de 30 anos se tem dedicado a esta causa
    Vai por ELES !
    Para terminar e citando um provérbio da dita sabedoria popular, deixo no ar um pensamento “… Presunção e água benta …
    Aceite um abraço amigo,
    Luís Santana Martins

    ResponderEliminar
  3. Tive o prazer de estar presente no maravilhoso espectáculo que o Rancho Folclórico da Golegã organizou, o qual é apanágio do Grupo.
    Foi um dos muitos espectáculos de qualidade com que o Grupo nos brindou. Digo Organizou porque sei que foi todo 1 Grupo a fazê-lo.

    O Rancho Folclórico da Golegã, como disse o Luis Santana, tem 39 anos de existência. Não precisa de provar a ninguém o seu valor e o seu conhecimento, esses estão de sobra provados.

    Quando diz "alvitrei" fez muito bem, pois foi o Rancho a ORGANIZAR COM A COLABORAÇÃO DE TODOS.
    Agradeço desde já a colaboração de todos e principalmente a quem tem o peso de manter o grupo como uma familia. Não preciso nomear nomes e quem ler este comentário sabe a quem me refiro.

    A respeito da observação feita pela Liliana, ela deveria sentir-se vaidosa por fazer parte desse Grande Grupo e deveria ser mais modesta.
    Quando escreve " o espectáculo foi baseado num texto meu, pesquisa minha, encenação minha," deveria ter escrito " fico contente por ter participado num espectáculo que foi 1 sucesso organizado pelo Rancho Folclórico da Golegã do qual faço parte e com muito orgulho."

    Deixo também o meu apreço pelos artistas que participaram no espectáculo como se diz na giria "pelo amor á camisola", esses sim tiveram um grande contributo.

    Penso que os agradecimentos feitos pelo Carlos Santana no final do espectáculo foram bastantes para demonstrar o que sentia.

    Agradeço desde já a possibilidade de poder exprimir o que sinto e para finalizar faço também questão de proverbiar: "Quem não tem pé na pode dar coice"

    Assim me dispeço
    Maria M.

    ResponderEliminar