terça-feira, 20 de abril de 2010

Nomes de Ruas

Quantas vezes, ao olhar uma placa toponímica, pergunto quem foi, quem era, ou que importância teve na sociedade um tal de fulano ou beltrano, para ter um nome de rua?
Mesmo que queira saber, ao perguntar a alguém passante, esse mesmo talvez me dirá que também não sabe.
Pior ainda será se me deslocar a um posto de turismo, se o houver, e perguntar a alguém, que devia de ser, por direito, responsável, conhecedor, no mínimo, da história da sua terra, e não me souber responder.
Pois que uma pessoa tivesse tido uma importância nacional, até certo ponto, concordo, mas não seria melhor que tivesse sido dado o nome a alguém que tivesse sido útil à sociedade local?
E digo nos vários aspectos, históricos, humanitários, culturais, no próprio desenvolvimento local ou inclusive desportivos…
É que, se um amigo meu me visitar e, juntos, calcorrearmos calmamente as ruas da minha vila, e ele me perguntar quem foi, e o porquê de estar ali, aquele nome na placa toponímica e eu não souber, quase que me encho de vergonha ao não lhe saber responder.
Em primeiro lugar porque não sou obrigado a saber quem foram aquelas personagens e a importância que tiveram.
Em segundo lugar porque quem teve a ideia de colocar aquelas placas não soube fazer uma adenda, ou o significado que teve, ou tem, essa pessoa.
Por exemplo, há um largo com o nome de Vasco da Gama. Toda a gente sabe quem foi e a importância que teve.
Gago Coutinho tem o seu nome numa avenida. Também sabemos quem foi e o que fez.
Humberto Delgado dá nome a uma rua.
Sem querer lhes querer tirar o devido mérito, qual foi a sua importância local e socialmente, para o seu desenvolvimento, para merecerem os seus nomes nas ruas, largos e avenidas?
O mais engraçado, mesmo sem ter graça, é haver outras localidades, no mesmo concelho, que deram, e dão, a devida importância a quem realmente a teve, e tem, e colocou-se o seu nome numa placa toponímica, mais que merecido.
Em todas as terras há gente bendita, pessoas que se revelaram pela sua extrema capacidade e amor à terra mas também há ruas mal abençoadas com os nomes que lhes colocaram.
Porque não dar prioridade aos nossos ascendentes, que nos fazem orgulhar da chã, que nos viu nascer?



1 comentário:

  1. Olá Raúl, concordo plenamente com a sua mensagem. E porque se está a falar de placas de identificação devo aqui manifestar a minha revolta por viver na Chamusca à 9 anos e a rua ond resido "ainda" não tem nome...ao passo que em ruas abertas mais recentemente as pomposas placas já lá figuram...este facto, muito provavelmente deve-se a, nessas ruas viverem alguns "ilustres" da nossa terra....

    ResponderEliminar