sábado, 17 de julho de 2010

25 ANOS DEPOIS....

FOTO OFICIAL DO PRIMEIRO CASAMENTO, HÁ 25 ANOS, PELO REGISTO. MADRINHA SÃO NOBRE, PADRINHO JOSÉ MANUEL SANTOS.



ALGUMAS FOTOS E LEITURA DO CASAMENTO RELIGIOSO, E BODAS DE PRATA

video




ALGUMAS IMAGENS DA "BODA"









terça-feira, 13 de julho de 2010

GRUPO DE FORCADOS AMADORES DA CHAMUSCA, 36 ANOS. PARABÉNS



No dia de hoje de há 36 anos apresentava-se em Tomar o Grupo de Forcados Amadores da Chamusca.






























Eu, fazendo a evocação histórica do Grupo de Forcados Amadores da Chamusca aquando do descerramento da placa comemorativa das Bodas de Prata, no corredor de acesso ao sector 1, na Praça da Chamusca.



Para complemento da minha singela homenagem ao GFA Chamusca, e dos seus 36 anos, deixo-vos um filme, da minha autoria, dedicado a este Grupo que vi nascer e que poderá sempre contar com o meu incondicional apoio.

segunda-feira, 12 de julho de 2010

ESPANHA CAMPEÃ MUNDIAL DE FUTEBOL

Sempre fui céptico em relação à Selecção de "Todos Nós". Pelas parcas capacidades do treinador Carlos Queiroz, as suas escolhas, as polémicas, a falta de visão na leitura de jogo, e, para além disso, o facto de estarem inseridos jogadores naturais do Brasil que nem o hino sabem cantar.
Até parece que em Portugal não há jogadores com categoria para jogarem na Selecção Portuguesa.
Assim sendo, porque gosto de futebol, simpatizei desde o Europeu com a Selecção de Espanha.
Foi uma aposta ganha e confesso ter ficado bastante contente com a vitória de mais um título. Campeões da Europa e do Mundo. Quase nada....





sábado, 10 de julho de 2010

FUI AO "PREÇO CERTO" MAS NÃO CONCORRI, APENAS DISSE UMA POESIA.

Confesso que ando um pouco trocado nas datas, em matéria de postagens entenda-se. Há uma lógica. Eu explico: Na passada terça feira fui, a convite de Marco Domingos, a Lisboa, aos estúdios da RTP, para gravações do programa "O Preço Certo". Sendo um dos programas de maior audiência, é apresentado por Fernando Mendes.
Calma, não se assustem, eu não concorri.
Quem concorreu foi o Marco, ele sim, chefe de equipa. Eu nem poderia concorrer porque não sei onde tenho o cartão do NIF, e a sua apresentação era obrigatória.
Muita gente, de toda a parte do País, desde o Algarve até ao Minho.
O animador, já dentro do estúdio, perguntava, a dada altura, de onde vinham os presentes.
O Marco respondeu: de Marinhais.
E à pergunta do animador se havia ali alguém que cantava, o Marco Domingos, à boca pequena, disse-lhe que eu dizia poesia.
Chegado junto a mim, logo me passou o microfone para a mão e eu repliquei-lhe que era chegado da Terra mais linda do Mundo!
Em continuação disse para toda aquela gente o soneto de Armando Soares Imaginário: Chamusca.
O Marco Domingos, com toda a oportunidade, gravou um excerto que convosco reparto.





ALMOÇO NO "MAC DONALD'S"



ASPECTO DA SALA DE RECEPÇÃO E DOS ASSISTENTES DO PROGRAMA



O MARCO ENTRE DUAS AMIGAS AGUARDA A CHAMADA PARA O ESTÚDIO



VISTA DO ESTÚDIO






BREVE FILME ANTES DAS GRAVAÇÕES. LIMPEZA DO ESTÚDIO E ANIMAÇÃO.

video

sexta-feira, 9 de julho de 2010

VIVA SAN FERMIN, GORA SAN FERMIN !!!

É nesta altura do ano que mais cêdo me levanto, todos os dias ás 6.30 da manhã, para presenciar, via TVEi, os tradicionais encierros de Pamplona. A Festa mais internacional do Mundo começou no dia 7 com o "chupinazo" perante milhares de pessoas na praça do "Ayuntamiento" Pamplonês.





PRIMEIRO ENCIERRO, TOIROS DE PEÑAJARA



SEGUNDO ENCIERRO, TOIROS DE CEBADA GAGO



TERCEIRO ENCIERRO, TOIROS DE FUENTE YMBRO

VINICIUS DE MORAES, 30 ANOS DE SAUDADE.


Marcus Vinícius da Cruz de Mello Moraes, Vinicius de Moraes, nasceu no Rio de Janeiro a 19 de outubro de 1913 e ali faleceu a 9 de julho de 1980. Faz hoje trinta anos.
Foi um diplomata, dramaturgo, jornalista, poeta e compositor brasileiro.

Poeta essencialmente lírico, o poetinha (como ficou conhecido) notabilizou-se pelos seus sonetos. Conhecido como um boémio inveterado, fumante e apreciador de whisky, era também conhecido por ser um grande conquistador. O poetinha casou-se por nove vezes ao longo de sua vida.

Sua obra é vasta, passando pela literatura, teatro, cinema e música. No campo musical, o poetinha teve como principais parceiros Tom Jobim, Toquinho, Baden Powell, João Gilberto, Chico Buarque e Carlos Lyra.

Na verdade, Vinícius de Moraes não foi músico, muito menos cantor. Por causa de suas parcerias com tais músicos e cantores, que musicaram seus poemas, é comum tomá-lo por músico, conhecidas as várias canções de sua autoria. O detalhe importante é que Vinícius não era um compositor, só letrista.









quarta-feira, 7 de julho de 2010

ANIVERSÁRIO, 50 ANOS


Inicialmente, já há alguns meses, idealizei fazer uma festa, ou melhor, uma mega-festa que teria inicío no sábado, dia três, de manhã e terminaria no domingo, dia quatro, ao cair da tarde.
Pensei realizar um "Woodstock" à Chamusquense nas colinas do Senhor do Bonfim.
Teria muita comida, muita bebida, muitos sorrisos, gargalhadas, lágrimas de emoção, (porque não?), karaoke, música ao vivo, fado, folclore, música ambiente dos anos sessenta e setenta, um pédipaper, uma missa de intenção pelos amigos já falecidos, mas nunca esquecidos, enfim... várias actividades em total e franco convivio com muitos dos que fizeram, ao longo destes cinquenta anos, parte da minha vida.
Seria um convivio/festa para cerca de duzentas pessoas, senão mais.
Olhando para trás e fazendo jus ás várias actividades onde estive inserido, desde o futebol, rádio, fado, folclore, teatro, tauromaquia, companheiros de escola e liceu, politica.... Bem contados, seriam bem mais de duzentos.
Uma coisa assim à antiga, pelas largas... Mas.... há sempre um mas.... a crise instalada, a confessa falta de ânimo e de dinheiro (que também é preciso) deitou tudo por terra.
Já sei que não se pode ter tudo e resignei-me.
Quem sabe um outro dia, numa outra oportunidade.
Agradeço ao meu Amigo Rafael Marcelino que de bem longe (Canadá) me enviou algumas lembranças.
Teria de fazer esta introdução apenas para explicar a razão do sucedido no passado domingo.
Tendo transmitido todo este projecto e, logo após, as minhas reticências e recusa, à minha esposa, pensou Ela, a Paula, e em segredo, oferecer-me uma festa surpresa. Embora com inúmeras ausências, compreensivas, reuniu o chamado "núcleo duro", representativo, do dia a dia, familiares e amigos, cúmplices no segredo, num almoço convivio no "Poiso do Besoiro".
Ás duas da tarde, entrei e deparei-me com aquela mesa corrida plena de Amigos e familiares que me receberam com uma ovação.
Obviamente, a emoção foi enorme.
Confesso não estar nada à espera daquela recepção e de rever a Paula Simões e o Francisco Luz, o Adelino Martins e a Otilia Inglês, o casal Estorninho, João e Guida, O Custódio Castelo e a Cristina Maria, o Manuel Petisca e o João Chora, a minha Mãe e o Chico Godinho. Muitas prendas, abraços, beijos... e um certo nó na garganta.
E perguntava-me: "Que raio fiz eu para merecer tanto?"
Depois de se comer bem e beber melhor, acabei por cantar dois fadinhos e dizer três poesias, para depois ser obsequiado com fados nas vozes do João Chora e da Cristina Maria, acompanhados que fomos pelo, que eu considero o melhor guitarristas do Mundo, Custódio Castelo.
Uma breve passagem pela minha casa, e a noite chegou de mansinho para atenuar as emoções de um dia. O dia em que comemorei o 50º aniversário.
O meu profundo e sentido reconhecimento a todos, sem excepção, que me ligaram via télemovel, enviaram sms's, mensagens no facebook, no hi5, etc, etc...
Um dia inolvidável, de grande carga emotiva, muito para além do esperado e, talvez, do merecido.




























video

video